Como prevenir transtornos mentais?

Como prevenir transtornos mentais?

Tão importante quanto cuidar de pessoas que já estão apresentando alguma doença ou transtorno psicológico (através do diagnóstico correto e do projeto adequado de tratamento) é possibilitar a elaboração de estratégias que permitam que outra dimensão do problema “Saúde Mental” também seja contemplada. Estou me referindo a atividades de prevenção de transtornos mentais.

Existe uma grande demanda social sobre o tema. Como agir no sentido de evitar que as pessoas da sua família, da sua empresa, da sua escola, do seu trabalho, adoeçam?

Uma resposta possível pode ser esta: estudando que tipos de fatores são importantes para provocar estímulo psicológico adequado que inspire mudanças nas atitudes e nas atividades do dia-a-dia, minimizando riscos em pessoas que têm maior probabilidade de desenvolver transtornos psiquiátricos.

Essa é a proposta atual do SOS Psiquiatria: contribuir para a prevenção da doença mental. Para maiores informações entre em contato conosco.

Dr. José Roberto Campos de Oliveira

Médico pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Psiquiatria pela AMB e ABP. Psicanalista pelo Inst. Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências pela FMUSP.