Sobre os Artigos – Leia este primeiro

Sobre os Artigos – Leia este primeiro

Os artigos desta parte do site não são artigos técnicos científicos nem de informação sobre questões psiquiátricas ou psicológicas estritamente falando.

São escritos que têm apenas a intenção de divertir e de inspirar reflexões nos leitores.

Retratam com ligeireza – são curtos, às vezes pequenos contos ou “causos” – algum aspecto pitoresco do dia-a-dia, uma faculdade psicológica qualquer em ação, uma maneira peculiar com que alguém lidou com um aspecto problemático dos relacionamentos humanos.

Por isso resolvi que devem constar de um site sobre psiquiatria e psicologia. Porque, com efeito, todas as questões humanas interessam a essas disciplinas, mesmo e talvez até principalmente, as mais triviais.

Discriminar, explicitar, analisar, refletir sobre comportamentos, sentimentos, pensamentos, interações sociais, problemas da considerada “vida normal” e também da esfera da arte, é muito importante quando se pretende compreender a gênese dos transtornos psíquicos para melhor resolvê-los.

Por isso os artigos são tão variados e abordam temas aparentemente sem conexão uns com os outros. O que têm em comum são que comentam acontecimentos da vida.

Servem como lembretes, pontos de partida sobre questões que poderão ser mais aprofundadas se o leitor assim o desejar.

Exemplos? Uma piada, uma crônica, uma crítica sobre algum espetáculo ou sobre alguma obra de arte ou sobre um filme ou sobre um livro, uma reflexão inusitada sobre algum aspecto da vida, uma constatação, que às vezes pode ser surpreendente, de um mecanismo psicológico qualquer atuando dentro de si.

Tais artigos, escritos por mim e por outras pessoas, foram escolhidos para constar nesta parte do site porque os considero interessantes ou relevantes. As pessoas que os lerem, terão uma primeira impressão a respeito do que pensa, como vê o mundo e talvez até como age, o autor do texto.

Ao colega – profissional de saúde – que quiser publicar seus artigos neste espaço, basta mandá-los para avaliação. Os artigos só serão publicados se assinados, no site não deverá existir artigos apócrifos. Os que não estiverem assinados são meus.

Poderei também repercutir ou criticar artigos vindos de revistas ou de jornais, da imprensa em geral e da própria Internet, que considero importantes. Note-se que, neste caso, vindos de pessoas não necessariamente profissionais da saúde mental mas de quaisquer pessoas com sugestões ou opiniões que considero instigantes sobre alguma questão social ou científica de relevância da atualidade.

Questões ou textos relacionados com a arte em geral e particularmente com a literatura serão sempre bem-vindas pois contribuem de forma significativa para a formação e desenvolvimento da personalidade através das variadas identificações que propiciam.

Possivelmente também serão abordadas questões políticas ou que tenham a ver com desenvolvimento psicossocial visto que são matérias que fazem parte daquelas que norteiam e inspiram o pensar e agir psiquiátricos e psicológicos.

Dr. José Roberto Campos de Oliveira

Médico pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Psiquiatria pela AMB e ABP. Psicanalista pelo Inst. Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências pela FMUSP.