Sobre Psicoterapia

Sobre Psicoterapia

Psicoterapia é o nome que se dá a um tratamento psicológico que acontece num tipo particular de relacionamento entre duas pessoas, um terapeuta e um paciente. Também é um método de mapeamento da personalidade, que contribui para a prevenção de muitas das doenças psicológicas.

Vou começar estas considerações, privilegiando a dimensão “prevenção” da psicoterapia, particularmente a que ocorre quando pessoas que não têm grandes sintomas incapacitantes, querem apenas se conhecer melhor, evitar adoecimentos, querem se utilizar do método para conseguir um melhor funcionamento psicológico na vida.

Existem muitos processos psicoterápicos. Através de algum deles é possível conhecer melhor seus próprios desejos e articulá-los de forma mais adequada, efetuando mudanças em uma série de atitudes. Isso pode ser conseguido de forma relativamente fácil e rápida, hoje em dia.

Antecipo que acho fundamental esse tipo de trabalho íntimo (fazer psicoterapia), para aqueles que se preocupam com adquirir melhor desenvolvimento pessoal que garanta a utilização de todo o potencial da personalidade na busca de uma melhor qualidade de vida.

Considero que fazer um tempo de psicoterapia, mesmo que não exista nenhum sintoma aparente, apenas com o objetivo de mapear um pouco melhor os próprios sentimentos e pensamentos é uma profilaxia psicológica, uma prevenção de eventual adoecer e deveria ser indicado a todos indiscriminadamente. Deveria até fazer parte do processo educacional, tamanho o benefício que ela pode trazer às pessoas em muitos níveis diferentes.

No sentido mais geral, chama-se psicoterapia, qualquer método psicológico (que não utiliza remédios) de abordagem das desordens psíquicas ou corporais. São muito variados, têm utilidade e intenção diferentes.

Alguns exemplos de atividades que podem ser psicoterápicas: o aconselhamento, a sugestão, a hipnose, a reeducação psicológica, a persuasão, a psicanálise e muitos outros.

Leia também sobre a Psicanálise.

Dr. José Roberto Campos de Oliveira

Médico pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Psiquiatria pela AMB e ABP. Psicanalista pelo Inst. Sedes Sapientiae. Mestre em Ciências pela FMUSP.