Um grande faroeste. Diferente dos tradicionais, este moderno bangue-bangue não se preocupa exclusivamente com os afazeres masculinos, tem uma temática mais delicada, apresenta nuances psicológicas – no geral pouco ou nunca focadas nos filmes do gênero – dos relacionamentos entre …
Ele Não Está Tão A Fim De Você
Dois filmes sobre o onipresente desejo de compreensão do universo amoroso entre homens e mulheres, ambientados em locais totalmente diferentes no tempo e no espaço.
Interessante como os roteiristas dos filmes atuais (ambos filmes de 2008) têm trabalhado bem no …
Melancolia – filme de Lars Von Trier
O cineasta dinamarquês Lars Von Trier é um iconoclasta por vocação.
Todos os seus filmes agitam as tradições cinematográficas de uma ou de outra maneira porque ele as modifica em seus fundamentos. Um exemplo disso é a fórmula que encontrou …
Dogville
Trata-se de um filme que, como toda grande obra de arte, admite muitas formas de compreensão e interpretação.
Uma análise sociológica, por exemplo, já feita por vários autores, considerando ângulos diferentes desse mesmo foco (sociológico), permitiria dizer que se trata …
A arte de criar filhos – Limites, é importante colocá-los?
A importância da colocação de limites na criação de filhos, quase sempre questionada pelos pais pela característica, me parece, de ser pouco intuitiva e mal compreendida, é, no entanto, constantemente lembrada pelos profissionais do meio psiquiátrico e psicológico, em artigos, …
Quintino, o Fidalgo
Eram seis horas da manhã, em ponto, quando Quintino chorou pela primeira vez. Nasceu no Hospital do Servidor, sujo, sério, com olhos abertos e sobrancelhas imperceptíveis porém franzidas. Veio tão sério e crítico que a enfermeira resmungou um ríspido Credo!, …
Recaídas
…Dr. José Roberto
O tempo vai passando e de certa forma vou vendo coisas que preferia não ver, mas, se sou obrigado a ver queria eu poder compreendê-las.
Recentemente… por uso de substâncias…. ficaram abstinentes por mais de cinco anos.
Resiliência
…Prezado Dr. José Roberto,
Li e apreciei o artigo “Covardia” escrito e publicado pelo senhor no site “SOS Psiquiatria”.
Tive uma paciente com as mesmas queixas acerca de sua profissão, o caso era o mesmo (inclusive